Sobre o curso
A Educação Especial destina-se ao atendimento de pessoas com necessidades especiais: deficiências sensoriais (surdez e cegueira) deficiência física e mental, além de altas habilidades e transtornos globais de desenvolvimento. Trata-se de uma modalidade da educação, expressão universalmente conhecida e adotada. Por via legal e por seu caráter inclusivo, o atendimento da Educação Especial está previsto no sistema comum de ensino, com o objetivo de promover respostas às necessidades educacionais (permanentes ou temporárias) de alunos, e em determinados casos, em sistemas especiais de ensino. Com esta atuação, procura-se: garantir a transversalidade da/na Educação Especial; o atendimento educacional especializado; a continuidade da escolarização nos níveis mais elevados do ensino; a formação de professores para o atendimento especializado; a participação da família e da comunidade; a acessibilidade a locais., bens de consumo; nas comunicações e informações e a articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.
Modalidade de Ensino
Ensino EAD com Mediação Tecnológica com Vídeo-aulas, exercícios complementares, dicas importantes e atividades avaliativas.
Plataforma AVA – Ambiente Virtual de Ensino com Professores de plantão para tirar todas as dúvidas.
Provas Presenciais no Polo
Material didático
Livros em PDF + um DVD de dados com videoaulas + Livros impressos.
Autorização e Parecer
O Centro Universitário Unilins é credenciado no MEC para oferta de Graduação e Pós-Graduação na modalidade EAD sob a Portaria Nº 288/2017.
Mercado de Trabalho
Os profissionais dessa área podem trabalhar no setor particular, em uma escola voltada a educação para estudantes com deficiência, ou como professor de suporte aos alunos que frequentam escolas convencionais. O educador especial não precisa ser necessariamente professor, alguns profissionais constroem carreiras trabalhando com jovens, promovendo a inclusão e o desenvolvimento social, ou ainda, atue com criação e o desenvolvimento de novas tecnologias de informação e comunicação para serem aplicadas ao sistema de ensino.
O profissional que cursou a Graduação em Educação Especial tem habilidades com o trabalho em equipe, facilidade em criar estratégias pedagógicas que viabilizem a transmissão do conhecimento para os alunos e competência para atuar como professor de classe especial, escola especial ou com recursos desenvolvidos para lidar com alunos com necessidade especial.
Duração Aproximada
Total de horas: 3215 horas
Duração aproximada: 48 meses
Grade Curricular
- 1º semestre
- História da Educação 60h
- Prática Textual em Língua Portuguesa 60h
- Formação Docente para a Diversidade 60h
- Escola e Sociedade 60h
- Filosofia da Educação 60h
- Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico 60h
- Atividade Formativa I 50h
- 2º semestre
- Novos Caminhos para Profissionais da Educação 30h
- Psicologia da Educação 60h
- Educação Ambiental e Cidadania 30h
- Sociologia da Educação 60h
- Libras – Língua Brasileira de Sinais 60h
- Atividade Formativa II 50h
- 3º semestre
- Teorias da Aprendizagem 60h
- Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais 30h
- Legislação Educacional 60h
- Currículo e Planejamento da Educação Básica 60h
- Didática 90h
- Atividade Formativa III 50h
- 4º semestre
- Diversidade na Aprendizagem de Pessoas com Necessidades Especiais 60h
- Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Especial e Inclusiva 90h
- Metodologia do Ensino da Educação Especial 90h
- Psicologia do Desenvolvimento 60h
- Educação e Ludicidade 60h
- Atividade Formativa IV 50h
- 5º semestre
- Deficiência Intelectual, Física e Psicomotora 60h
- Prática Pedagógica na Escolarização do Aluno com Deficiência Intelectual 60h
- Estágio Supervisionado I 100h
- Práticas de Leitura e Escrita de Alunos com Deficiência Intelectual 60h
- Psicomotricidade no Contexto Escolar 45h
- Currículo e Educação Especial: adaptações e acomodações 60h
- Atividade Formativa V 50h
- 6º semestre
- Transversalidade na Educação 30h
- Dimensões da Não Aprendizagem 60h
- Estágio Supervisionado II 100h
- Deficiência Visual, Auditiva e Surdocegueira 60h
- Libras e Sistema Braille 60h
- Atividade Formativa VI 50h
- 7º semestre
- Avaliação da Aprendizagem 60h
- Transtornos Globais de Desenvolvimento e Altas Habilidades 60h
- Estágio Supervisionado III 100h
- Direitos Educacionais de Crianças e Adolescentes 30h
- Gestão Educacional 60h
- Tópicos Especiais 30h
- Atividade Formativa VII 50h
- 8º semestre
- Transtorno do Espectro Autista 60h
- Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa 60h
- Estágio Supervisionado IV – Gestão Escolar 100h
- Trabalho de Conclusão de Curso – TCC 40h
- Sociedade e Acessibilidade 60h
- Atividade Formativa VIII 50h
- Atividades complementares (pode ser realizada a partir do 1º módulo) 200h