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Sobre o curso – Curso Profissional Operador de Telemarketing
O operador de telemarketing é o profissional responsável pela interação entre cliente e empresa por meio de um sistema de teleatendimento. Ele trabalha em um call center, ou seja, uma central de atendimento que presta serviço para empresas como bancos, operadoras de telecomunicações, entre outras.
O mais comum é que esse atendimento seja feito por telefone, mas atualmente existem outras opções, como e-mail e chats. Entre as funções do operador de telemarketing, destacam-se:
Atendimento ao cliente (reclamações, informações, dúvidas, pedidos etc);
Suporte técnico;
Venda de produtos e serviços;
Acompanhamento de vendas;
Oferecer novos planos ou promoções;
Realizar cobranças.
Esses profissionais geralmente seguem um roteiro para realizar o atendimento. Também precisam cumprir metas sobre vendas ou número de clientes atendidos, sendo que tudo isso deve ser resolvido no menor tempo possível por ligação.
Existem dois tipos de telemarketing: ativo e receptivo. O operador de telemarketing ativo é o que aborda o cliente para oferecer novos produtos e serviços – ou seja, é ele quem liga. Já o receptivo é o que recebe as ligações, isto é, ele atende o cliente que entra em contato para solicitar informações, fazer cancelamentos, entre outros serviços.
A profissão é considerada uma porta de entrada para o mercado de trabalho. O primeiro emprego de muitos jovens é o de operador de telemarketing, pois geralmente não é exigida experiência profissional. Além disso, o ramo de telemarketing vem crescendo no Brasil nos últimos anos, portanto sempre há demanda para o cargo.
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O mercado de trabalho no setor de telemarketing oferece muitas oportunidades de emprego em todo o Brasil, principalmente na região Sudeste. Nos últimos anos, cresceu também o número de vagas no Nordeste do País, pois algumas empresas de atendimento abriram escritórios nessa região em busca de custos operacionais mais baixos.
Empresas de vários setores têm investido cada vez mais no relacionamento com o consumidor. Bancos, comércios de todo tipo, planos de saúde, operadoras de telefonia e TV a cabo, indústria de computadores e equipamentos e até mesmo órgãos públicos precisam de operadores de telemarketing, que podem tanto atuar dentro dos departamentos de SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) como em empresas terceirizadas.
Por não exigir experiência prévia na maior parte dos casos, nem ensino superior, a posição de atendente de telemarketing oferece a oportunidade de um primeiro emprego para jovens que estão ingressando no mercado de trabalho.
De acordo com o site de empregos Catho, um operador de telemarketing pode ganhar entre R$ 680,00 e R$ 1.200,00, com média salarial nacional de R$ 788,09. Outros cargos relacionados à área de telemarketing têm as seguintes médias salariais nacionais, segundo o site:
Operador de Televendas: R$ 801,88
Auxiliar de Atendimento: R$ 969,97
Assistente de Telemarketing: R$ 1.034,58
Assistente de Atendimento: R$ 1.157,57
Assistente de SAC: R$ 1.160,40
Instrutor de Telemarketing: R$ 1.321,78
Supervisor de Call Center: R$ 1.511,79
Supervisor de SAC: R$ 1.611,71
Coordenador de Atendimento ao Cliente: R$ 2.830,01
Gerente de Atendimento: R$ 4.513,53
Total de horas: 108 horas
Duração aproximada: 10 meses
Aula 1 – Introdução ao Telemarketing e Implantação
Aula 2 – Callcenter e Qualidade no Atendimento
Aula 3 – Planejamento e Estratégia da Chamada
Aula 4 – Identificando os tipos de Clientes
Aula 5 – Como evitar insatisfação e como Organizar Fluxo de Ligações
Aula 6 – Negociação e Fidelização
Aula 7 – Neurolinguística e Motivação
Aula 8 – Ética e Ergonomia
Aula 1 – Tipos de Vendedores
Aula 2 – Tipos de Clientes I
Aula 3 – Tipos de Clientes II
Aula 4 – Fases da Negociação
Aula 5 – Preparação para a Venda
Aula 6 – Objetivos e Metas Profissionais
Aula 7 – Fechamento da Venda
Aula 8 – Marketing de Relacionamento
Aula 9 – Fidelização e Atendimento
Aula 10 – Manutenção de Clientes
Aula 1 – Objetivos da Liderança
Aula 2 – Comunicação e Empatia
Aula 3 – Liderança x Chefia
Aula 4 – Responsabilidade pelos erros
Aula 5 – Delegando e formando sucessores
Aula 1 – Introdução a Hospedagem Hoteleira
Aula 2 – Comunicação na Hotelaria
Aula 3 – Reservas
Aula 4 – Front Office ou Recepção
Aula 5 – Governança e Portaria
Aula 6 – Alimentos e Bebidas no Hotel
Aula 7 – Check-out – Como Funciona?
Aula 8 – Turismo
Aula 9 – Agência Turística e Atendimento
Aula 10 – Demanda Turística – Parte I
Aula 11 – Demanda Turística – Parte II
Aula 12 – Organizando Pacotes Turísticos
Aula 1 – Windows 10
Aula 2 – Personalizando seu Windows 10
Aula 3 – Aplicativos do Windows 10
Aula 4 – Explorador de arquivos
Aula 5 – Introdução ao Word 2016
Aula 6 – Iniciando um documento
Aula 7 – Formatando texto
Aula 8 – Inserção de tabelas e bordas
Aula 9 – Inserção de elementos gráficos
Aula 10 – Criação de estruturas de texto I
Aula 11 – Criação de estruturas de texto II
Aula 12 – Inserção de elementos de texto
Aula 13 – Design
Aula 14 – Revisão
Aula 15 – Impressão
Aula 16 – Navegadores
Aula 17 – Configurações do navegador
Aula 18 – Hotmail e Gmail
Aula 19 – Matemática financeira – I
Aula 20 – Matemática financeira – II
Aula 21 – Notas fiscais
Aula 22 – Incidência dos impostos – I
Aula 23 – Incidência dos impostos – II
Aula 24 – Comportamento profissional
Aula 25 – Redação de documentos
Aula 1: Introdução ao Excel 2019
Aula 2: Aprendendo a somar
Aula 3: Outros operadores básicos
Aula 4: Fórmulas básicas
Aula 5: Formatando células
Aula 6: Fórmula SE
Aula 7: Tabelas
Aula 8: Gráficos
Aula 9: Inserção de ilustrações
Aula 10: Inserção de elementos gráficos
Aula 11: Validação de Dados
Aula 12: PROCV
Aula 13: Dicas
Aula 14: Layout e impressão
Aula 1 – Como elaborar um Curriculum Vitae
Aula 1 – Como elaborar um Curriculum Vitae
Aula 2 – Como procurar por uma vaga de emprego,
Aula 3 – Dicas de como se sair bem